quarta-feira, 12 de novembro de 2008

E a banda larga levou...

Nesses últimos anos tenho percebido que as comunidades virtuais de relacionamentos como, MySpace, Facebook, Orkut, Par Perfeito e seus derivados, estabeleceram-se como formas virtuais de relacionamentos reais!

O que seria isso?

Ha alguns anos, psicólogos, futurólogos e conservadores previam que as máquinas iriam diminuir consideravelmente o contato entre as pessoas, tornando-as cada vez mais próximas do que poderiamos chamar de robôs, ciborgues ou andróides com funções predefinidas e específicas.

Ações simples e rotineiras de nossas vidas, como ir às compras, passear no parque, ir ao cinema, à festas, eventos esportivos e culturais, que sempre foram as formas mais básicas do ser humano interagir e conhecer novas pessoas, estavam com os dias contados... até então.

Mal imaginavam esses "vanguardistas" que a internet criaria comunidades de pessoas com afinidades em qualquer lugar do mundo a qualquer instante. Um exemplo bem claro, são as comunidades desses sites, citados acima. Se você gosta de um determinado tipo de filme, de um estilo músical, time de futebol, de cidade ou país, por mais raro que seja, a possibilidade de encontrar alguém afim nesses sites é bem maior do que em uma festa de colegas de trabalho, no supermercado ou na balada de sábado a noite, cá entre nós, muitas vezes decepcionante!

O que está acontecendo, é que a internet ampliou a possibilidade de nos unirmos e encontrarmos pessoas com idéias, desejos e afinidades em comum, mais do que qualquer forma tradicional já criada pelo ser humano.

Até os relacionamentos amorosos!

Será possível? Será que até um grande amor pode ser encontrado virtualmente?

Muitos dizem que não, alguns dizem que sim, e pelos motivos mais diversos possíveis. Com relacionamentos acontece a mesma coisa, ao mesmo tempo que temos a oportunidade de encontrar pessoas que de alguma forma assumem "máscaras" na hora de representar na frente do computador, e isso sempre acaba sendo decepcionante para um dos lados, podemos realmente descobrir muitas coisas sobre a vida da pessoa, nos tornar amigos, quiçá amantes, mesmo a distância.

O fato de nos "escondermos" atrás das máquinas, de não termos o contato visual, corporal, as vezes nos deixa mais confortável para nos expor de verdade, de conversarmos horas sem nos preocupar se a pessoa está nos olhando com aquele olhar de reprovação, de espanto, de desdenho, de indiferença, ou até de desejo, amor e carinho, isso mostra quanto a expressão facial, corporal, a aparência física, as vezes cria um certo preconceito na aproximação das pessoas.

Talvez duas pessoas que se conheceram virtualmente, espontaneamente, despertando a curiosidade um do outro através de uma conversa simples e despretenciosa, as vezes com brincadeiras, piadas, resumindo, breves momentos agradáveis, nem se olhariam na rua, ou talvez se prejulgariam em uma festa, mercado, trabalho, etc

Acredito que nada substituirá o contato físico entre as pessoas, e espero que isso nem aconteça, porque como seres humanos, curiosos e afetivos como nossa natureza, temos necessidade de tocar, cheirar, olhar, sentir entre outras sensações.

O que temos que ter em mente que a internet esta aí para nos ajudar a conhecer, viver as pessoas e relacionamentos de um novo jeito, não substituto, mas complementar das formas já existentes. Perceber que o ser humano é feito de ideias não só de corpos e rostos que nos agradam e, que nem sempre comportam o conteúdo que nos interessa.

Quem sabe não nos encontramos um dia numa festa virtual...

Creative Commons License
E a banda larga levou... by Azize Junior is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamentee....