quinta-feira, 27 de março de 2008

E quem disse que a democracia não ia chegar?

Em 2007, a indústria fonográfica ficou estremecida quando os ingleses do Radiohead lançaram seu álbum In Rainbows, pela internet com a inusitada proposta de pague quanto quiser.

Particularmente, eu já havia presenciado algo parecido na peça Arena conta Danton, no extinto Teatro de Arena em São Paulo. Era uma peça magnífica, e de certa forma até interativa que se iniciava com a escolha dos personagens pelos próprios atores, minutos antes do início da peça, através de uma roleta que nomeava os atores escolhidos. A peça de qualidade primorosa, contava com a interpretação de excelentíssimos artistas. Não era de se estranhar pessoas que fossem assistir duas ou mais vezes e pagando mais que da vez anterior, com a sensação de justiça pelo espetáculo que haviam presenciado.

Bom, com a criação dos Torrentz, E-mule e derivados, atualmente história é um pouco diferente...

Tracei este paralelo para colocar em questão um fato que já é realidade, só não vê quem não quer. Com a convergência das mídias afunilando para a internet, muitos artistas que estão no mercado há muito tempo, terão que se adaptar as novas regras do mercado fonográfico, e brigar pelo mesmo espaço de artistas ou bandas recém-nascidas.

O REM é a prova disso, apesar de terem contrato com uma das 4 Majors, através de uma parceria com o site ILike, vai disponibilizar o conteúdo do novo álbum Accelerate no site para ser ouvido pelos fãs sem a possibilidade de download.

Seria apenas uma forma de promoção, ou sinais que os grandes estão tendo que usar a estratégia dos pequenos para poder competir?

Seja como for, a indústria fonográfica está passando por muitas transformações, enquanto realmente não soubermos onde isso tudo vai dar, novos modelos de se vender o peixe vão sendo criados com sucesso e outros morrendo na praia.

E você, já pensou no seu?

Abraço a todos, e até próximo post.

Creative Commons License
E quem disse que a democracia não ia chegar? by Azize Junior is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola.
de março p/ cá vc n postou mais...
seu blog ainda funciona?
Larissa

Azize disse...

apartir de agora vai funcionar!!

Abraço e obrigado pela audiência!