segunda-feira, 24 de março de 2008

Televisão - o que será daqui pra frente?

Em meu segundo post, resolvi comentar sobre esse objeto quase sagrado, que em algum momento de nossas vidas causou alguma emoção, seja ao chorar ao final drama comovente, morrer de rir com aquela cena de comédia dos pastelões dos anos 80 e com certeza, o país inteiro vibrar com a conquista de uma Copa do Mundo.

Qualquer que seja o motivo, ela já existe em nossas casas ativamente a mais de 40 anos, colorida ou preto e branco, com tubo gigantesco ou uma tela tão fina que podemos até pendurar em nossas salas como quadros, com aquele som de radinho de pilha dos torcedores fanáticos no Maracanã ou acoplados a moderníssimos sistemas de home theater que reproduzem perfeitamente o suspiro de um rato.

Com a evolução desse fantástico meio de comunicação criamos também o que se pode chamar de cultura de massa, uma vez que, a televisão atinge um contingente de publico jamais alcançado por qualquer outro meio de comunicação até então. Pensando bem, esse fator deveria ser a porta para a evolução da educação, do acesso à informação e da propagação da cultura em nosso país e no mundo, mas não é bem assim que acontece.

Desde que surgiu, as possibilidades de conteúdo se tornaram ilimitadas, apenas barradas pelos códigos de ética e costumes de cada geração, tanto quanto o capital necessário para os devidos investimentos. As mudanças no comportamento humano e social foram drásticas nessas ultimas décadas, isso refletiu na forma de enxergar a TV como instrumento de evolução da sociedade. Os grandes “visionários” da Mídia, (visionários aqui apenas por terem avistado um mar de possibilidades financeiras e hoje comandarem um império) deram o pontapé inicial no que conhecemos hoje como essa TV puramente comercial e sem escrúpulos, a mercê dos grandes interesses políticos e econômicos.

A missão social da TV bem como da imprensa dirigida, não é mais apresentar ferramentas que possam colaborar com formação de uma opinião sólida da sociedade, nem divulgar a cultura e educar nossas crianças mas, nos entreter e criar valores que muitas vezes não são aqueles que gostaríamos de possuir ou que nossos filhos devessem, se quer, ter contato. O baixo custo de ter uma TV em casa e a comodidade por ela oferecida, muitas vezes substitui de forma eficaz um passeio a um museu, a ida a um show, a uma apresentação de dança, uma exposição de arte, entre outros eventos importantes para manter viva a cultura de um país. Eficaz do ponto de vista das grandes empresas de Mídia, que conseguiram dentro de uma caixa na sala hipnotizar muitas donas de casa com suas novelas pasteurizadas e muitos jovens senhores com o futebol e a sagrada bunda de carnaval ou de domingo a tarde. Nota-se uma semelhança com a Roma antiga, é a velha política do pão e circo.

E as crianças? Como Ficam?

Não sou nenhum conservador do século XIX, mas temos que concordar que a programação infantil caiu muito no conteúdo educativo em geral, salvo algumas tentativas de uma programação saudável por algumas emissoras que respeitam a opinião pública, nossas crianças tem que engolir a seco desenhos violentos ou sem informação útil alguma e, ainda por cima ter o azar de verem cenas de sexo de programas que não respeitam a faixa etária do horário ou aqueles noticiários policiais sensacionalistas.

Qual é a solução então? TV a cabo? Nem todos os brasileiros tem acesso. Parar de comprar TV, também não vejo uma solução nisso...

O que nos resta é nós mesmos policiarmos as emissões que nós e nossos filhos temos acesso e, a quem se interessar e tiver iniciativa, começar a mudar apostando em novas formas de conteúdo.

A TV digital veio para isso, para nos dar um leque de possibilidades, de escolhermos o que iremos consumir. Por que ? Porque as emissoras vivem de conteúdo, e se conseguirmos tornar moda coisas boas, nos tornarmos bons expectadores e dar a TV a verdadeira dimensão que ela deve ter, a possibilidade de assistirmos ao Big Brother Brasil 16 serão quase nulas! Até lá comece a avaliar seus conceitos e sua programação.

Abraços e até o próximo post!

Creative Commons License

Televisão - o que será daqui pra frente ? is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.

Um comentário:

Anônimo disse...

OH IMPÉRIO DE IMAGEM E SOM! grande pílula p/ alienar-nos!